fevereiro 02, 2010

Rosa Lobato de Faria

Rosa Lobato de Faria morreu hoje, com 77 anos, vítima de uma anemia grave.

De todas as facetas criativas da artista, apenas acompanhava a de escritora. Gostava muito dos livros dela e, é nesse sentido que aqui faço referência a ela. Li quase todos os livros dela, sentindo-me sempre surpreendida por ela escrever como escrevia, de forma ousada com histórias refrescantes e inovadoras. Histórias simples mas eficazes, com uma escrita fluída e muito agradável. Acredito que muita gente nunca leu nada dela por puro preconceito, por achar que os livros são como as letras do Festival da Canção, ou que a senhora escreve como uma avó! ;) Eu também pensava assim antes de ler um livro dela e acreditem que fiquei muito surpreendida... Ainda hoje sinto alguma estranheza, pois tenho dificuldade em me distanciar da imagem pública dela. De qualquer forma, os livros são muito bons e nada têm a ver com o Festival da Canção. :) São histórias de amor e de amizade, sobre a família, sobre o passado e sobre o futuro, sobre a alegria de viver, sobre a paixão e o desejo e, sobretudo sobre as mulheres. Nos livros dela atravessam-se gerações de mulheres que são avós, mães, filhas e netas, mas que nunca deixam de ser mulheres em primeiro lugar.

Rosa Lobato de Faria morreu hoje e eu vou sentir falta das suas histórias...

5 comentários:

  1. Confesso que nunca tinha sentido qualquer curiosidade em ler fosse o que fosse da Rosa Lobato de Faria. Achei que iria encontrar mais uma "novela". Mas não. Desenganem-se os que pensam como eu pensava! Li há dias o Romance de Cordélia e foi como um soco no estômago! É um livro magnífico. Recomendo vivamente!

    http://timebite.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Sofri do mesmo preconceito. :) Ela tem livros muito bons, que valem mesmo a pena ler.

    ResponderEliminar
  3. Sugeres-me mais algum dela? Destes assim, que nos viram do avesso? ;)

    http://timebite.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu pessoalmente gostei muito do Os Pássaros de Seda e do A Trança de Inês. Já os li há muito tempo, por isso a minha memória das histórias está um pouco "enevoada" mas, quando me perguntam o mesmo que tu, são estes os primeiros que me vem à cabeça, por isso alguma marca especial me deixaram. :) No entanto, toda a gente que conheço e que a leu gostou muito do Prenúncio das Águas, é uma questão de gosto e da altura em que se lêem, acho.
    Espero ter ajudado... :)

    ResponderEliminar
  5. ROSA LOBATO FARIA é simplesmente surpreendente!

    ResponderEliminar