fevereiro 19, 2012

[Filme] A Solidão dos Números Primos

Título Original: La Solitudine dei Numeri Primi 
Realização: Saverio Costanzo
Duração: 118 min
Origem: Itália

Sinopse:
Alice e Mattia. Torino. Duas crianças da mesma idade cujas consciências são marcadas por um trauma profundo que de nunca se libertarão. Conhecem-se. Poderiam amar-se. Separam-se (ele aceita um emprego na Alemanha e ela casa-se). Poderiam voltar a encontrar-se se permitissem a si próprios o que, de uma forma ou de outra, sempre se proibiram.

Depois de ler o livro, já opinado aqui, que adorei, fiquei com curiosidade para ver como tinha sido feita a adaptação para o cinema desta história, porque achava que seria complicado passar para o grande ecrã uma história feita de coisas que se sentem e adivinham e não tanto de coisas que se vêm ou dizem.

Gostei do filme e acho que os actores foram muitíssimo bem escolhidos. É uma história, à semelhança do que acontece no livro, feita de silêncios, olhares que dizem mais do que as palavras poderiam dizer. O filme transmite uma aura de irrealidade que se adequa à irrealidade do mundo em que Mattia e Alice vivem, afastados dos outros e um do outro, mesmo quando estão juntos. 
Embora o filme se tenha mantido fiel ao livro no essencial, o final foi diferente e não sei ainda se o prefiro ao do livro. Para além disso acho que se deu pouco ênfase à personalidade amargurada de Mattia, a paixão pela matemática e pelos números primos, o cuidado que tem para perturbar o menos possível o mundo à sua volta para que nunca mais uma acção sua transforme de forma irreversível a vida dos que o rodeiam. 
No geral acho que se aprofundou pouco a personalidade dos dois, no entanto gostei muito do filme. Se não tivesse lido o livro acho que o teria achado mais confuso. O livro ajudou a interpretar algumas reacções e, pessoalmente deu uma outra dimensão ao filme.

Gostei e aconselho, tanto o livro como o filme! 

E, já agora a banda sonora também merece um destaque, mais que não seja porque é do extraordinário Mike Patton! :)
http://youtu.be/JyofAXy6gT8


Fica o trailer do filme:

3 comentários:

  1. ainda nã li o livro mas gostei mt do filme. O cinema italiano é muito bom, pena que tenha tão pouca divulgação entre nós.
    Eu tb achei os actores muito bem escolhidos.
    Só houve uma coisa que não entendi, se a irmã do Mattia morre ou simplesmente desaparece.

    ResponderEliminar
  2. Madrigal: No livro o destino da irmã de Mattia também não é totalmente explicado. Ela desaparece e nunca mais é encontrada. No livro, o encontro da Alice com a suposta irmã do Mattia não se resume a um encontro no supermercado, embora no fim a impressão que passe é de que foi uma ilusão dela, uma "desculpa" para chamar o Mattia de volta. :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro oara ler à já algum tempo e quero muito fazê-lo mas o tempo não chega para ler todos os livros que gostaria de ler...

    Boas leituras

    ResponderEliminar