fevereiro 28, 2016

História de um gato e de um rato que se tornaram amigos - Luís Sepúlveda

Título original: Historia de Mix, de Max, y de Mex
Ano da edição original: 2012
Autor: Luís Sepúlveda
Ilustrações: Paulo Galindro
Tradução: Helena Pitta
Editora: Porto Editora
 
"Max vive em Munique com os seus pais e irmãos — e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho.
Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.
Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade."
 
Um livro para pequenos e graúdos sobre a amizade e a importância dos outros nas nossas vidas. Por mais que se possa viver sozinho, a vida leva-se melhor se tivermos com quem partilhar os bons e os maus momentos.
 
Gostei da mensagem e muito das ilustrações de Paulo Galindro.

Recomendo, claro. 
 
Boas leituras!











Excerto (pág. 64):
"Durante o tempo que o gato e o rato partilharam, longo ou breve, isso não tem importância porque a vida se mede pela intensidade com que é vivida, Mix viu com os olhos do seu pequeno amigo e Mex tornou-se forte com o vigor que emanava do seu amigo grande.
E os dois foram felizes, porque sabiam que «Os verdadeiros amigos partilham o melhor que têm.»"
 

Sem comentários:

Enviar um comentário