outubro 08, 2017

Os Livros Que Devoraram o Meu Pai - A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim - Afonso Cruz

Título original: Os Livros Que Devoraram o Meu Pai - A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim
Ano da edição original: 2010
Autor: Afonso Cruz
Editora: Editorial Caminho

"Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras."

Um livro pequeno mas cheio de grandeza. Um livro que parece ser para os mais pequenos mas que agarra os mais crescidos.

Os Livros que Devoraram o Meu Pai é um livro que se lê numa tarde, no meu caso, de praia. É um livro que me deixou de sorriso no rosto, talvez porque me lembra a infância de cabeça enfiada nos livros, muitas vezes sem me aperceber que estava escuro lá fora e que já mal conseguia vislumbrar as letras nas páginas.
Desenganem-se, no entanto, porque este não é um livro alegre, de todo. É um livro desconcertante mascarado de livro para pequenos leitores.

Fala da confusão que é a adolescência e a luta diária que é procurar o nosso lugar no mundo. Um sítio onde sejamos reconhecidos e amados pelo que somos e nada mais. 
É um livro sobre o passado e as memórias e sobre aprender a viver com os nossos erros e as nossas culpas. Ninguém é só bom e ninguém é só mau. Todos temos áreas cinzentas com as quais lutamos, ou não, todos os dias.

E é isto. É isto e mais uma coisas, o que já é muita coisa para um livro com tão poucas páginas!

Recomendo sem qualquer hesitação. Gostei da escrita do Afonso Cruz.

Boas leituras! :)

Excerto (pág. 125)

"Tenho 72 anos. Reli está história que escrevi já depois de fazer treze anos e que relata, com rigor, aquilo que se passou na minha juventude. Cometi muitos erros ao longo da vida, e agora resta-me, tal como Raskolnikov, rever o meu passado e tentar compreendê-lo como um cego a apalpar um elefante e, quem sabe, perdoar-me e aprender a viver com esse Mr. Hyde que aluga um apartamento na nossa cabeça. Quando penso no Bombo, choro. Mas na altura é difícil saber fazer as coisas certas."

8 comentários:

  1. Nunca li Afonso Cruz, mas ouço falar tanto nele! Seria este um bom livro para começar? :)

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não li mais nenhum, não sei se outros poderão ser melhores para começar. Este, a mim despertou-me curiosidade para a restante obra dele.
      É um livro pequenino que se lê muito bem. Acredito que seja um bom começo. :)

      Eliminar
  2. Li-o há uns anos atrás, um livro que além de bem escrito, algo que normalmente é comum às obras de Afonso Cruz, é uma obra fácil de leitura desde um jovem/adolescente até um adulto mesmo que pouco habituado a ler e ainda desperta curiosidade para se ler outras grandes obras da literatura mundial. Gostei muito e recomendo

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. https://www.docdroid.net/aLM9FbE/livrosdevorarampai.pdf

    ResponderEliminar
  5. Olá N. Martins,
    Adorei este livrinho, achei encantadora a forma como Afonso Cruz escreve.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar