dezembro 10, 2009

Um Filho do Circo - John Irving

" Muito mais do que escrever um romance sobre a Índia, que não conheço, John Irving apresenta em Um Filho do Circo a história de um médico - indiano sem ser indiano... - que, tendo assistido vinte anos atrás a um duplo homicídio cometido em Goa, procura agora empenhadamente desvendar a verdade. Todavia, através da acção é revelado ao leitor o autêntico âmago da psicologia indiana, toda ela impregnada do intenso perfume de Bombaim, constituído por uma mescla de sexo, morte e flores. Muitas vezes comparado a Charles Dickens, John Irving utiliza um estilo seguro e fácil na descrição dos diversos episódios dramatizados e justifica, sem dúvida, esta apreciação publicada em The Times: A procura da verdade por parte do Dr. Daruwalla é a base do livro (...) Um escritor que tem a coragem de acompanhar esta díficil jornada ao mesmo tempo que comenta as situações de pobreza, racismo e doença num romance tão cheio de humor é um escritor que vale um tesouro."

O John Irving é um escritor fantástico. Um Filho do Circo foi o primeiro livro que li dele, comprei-o numa daquelas "feiras do livro" que o Continente (passe a publicidade) faz periodicamente para se livrar das velharias que tem em armazém. Custou-me 5€ ou coisa que o valha e, foi uma pechincha tendo em conta o quanto me diverti a lê-lo.

Quando comecei a ler, franzi a testa e pensei "ainda bem que não foi caro" porque as primeiras páginas são sobre anões e a obsessão do Dr. Daruwalla por eles, especialmente pelo seu sangue. E não, nada tem a ver com vampiros, o interesse é puramente académico, embora o Dr. Daruwalla seja ortopedista... :) Por estas e por outras é que o livro é, no mínimo surpreedente.
Embora tenha estranhado no início, a verdade é que depois o estilo do John Irving se entranhou. O sentido de humor do autor é fora de série e dei umas boas garagalhadas enquanto lia o livro e, acreditem quando digo que isso nunca me aconteceu com outro livro. Não sou de gargalhada fácil. :)

Para que não sejam induzidos em erro pela sinopse, convém dizer que o livro não é de todo um policial, embora os homicídios tenham de facto ocorrido e o livro tenha como base a investigação levada a cabo pelo Dr. Daruwalla. No decorrer das investigações o autor vai fazendo referências à cultura indiana, à gigantesca indústria de Bollywood e à descriminação provocada pelo sistema de castas instituído na Índia, mas fá-lo de forma leve e mostrando com humor o rídiculo das situações. É, como nas outras obras que já li dele, um livro com muitas referências sexuais e personagens sexualmente ambíguas.
Como não quero correr o risco de aqui contar mais do que devia e estragar as surpresas da história, limito-me a dizer que o livro é, como já disse, surpreendente. O resto fica por vossa conta. :)

Fiquei fã do John Irving e, foi com muita pena que verifiquei que este autor tem muito poucos livros traduzidos para português e que, os que estão traduzidos, são muito difíceis de encontrar porque, regra geral deixaram de ser editados. Restam-me os livros em inglês que, embora não tenha dificuldade em ler, não estão em português e, por isso tenho sempre a sensação de estar a perder alguma subtileza linguística que os bons tradutores fazem o favor de transportar para a tradução. Mas, pensando positivo...pior era se ele fosse francês! :p

Boas leituras!

1 comentário:

  1. O único livro que estou lendo do Irving é "O Mundo Segundo Garp". Muito ruim na minha opinião.
    Tenho certeza que irei amar "AS Regras da Casa da Sidra". Pois assisti ao filme e amei. Claro, nem sempre o filme é como o livro ou o contrário. Mas, pela história, pelo assunto, é bem interessante.
    Contudo, "O Mundo.... não direi que é medíocre, porque penso que todo livro deixa alguma coisa.Já estou 2 meses com a leitura arrastando.
    As vezes me pego, rindo de mim, por estar lendo essa história. Parece até que estou rindo, do que ele diz, tentando ser engraçado. Mas, pode ter gente que ache boa leitura, quando ele fala por exemplo de peido. É isso mesmo, natural, isso é de nós mesmo.
    Abç
    Orquidea

    ResponderEliminar