outubro 16, 2011

Continuar ou não continuar...

Continuar ou não continuar a ler A Musa de Camões de Maria Helena Ventura, eis a questão que me atormenta desde as primeiras páginas.

A primeira parte do livro é estranha, não me identifico com a escrita complicada da escritora. Complicada no sentido de ser demasiado elaborada, cheia de palavras, que para mim são desnecessárias e não acrescentam beleza ao texto, apenas o deixam confuso e maçudo. Não sei se é por ela querer reforçar a ideia de época mas, a mim tem-me mantido pouco interessada. :/

Arrastei-me até à segunda parte na esperança que fosse um daqueles livros que mudam de narrador, em que houvesse uma alteração na forma como a história está ser contada, o que acontece, mas na realidade a minha impaciência tem-se mantido. Acho a história repetitiva, sempre a referir que a coitada da Infanta D. Maria tão culta e inteligente e bonita e boazinha que não se casa e vê a vida ser adiada pelos interesses do estado e boicote da família real, e o poeta Camões que talvez ande a escrever poemas para ela, como se atreve a olhar tão alto, para a irmã do Rei? E com isto estou a meio do livro e estes dois ainda não trocaram uma única palavra!!!

Continuar ou não continuar a leitura? Eis a questão?

Digam-me, isto melhora?

9 comentários:

  1. Olá
    A meu ver acho que quando não nos identificamos com o livro o melhor é fechar e colocar na estante. Pode ser que numa outra fase da tua vida decidas pegar novamente nele.
    Beijinhos!
    Ler é um prazer, sempre!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não o li, mas acho que é melhor continuar para que o livro não fique depois a assombrar-nos...ou pelo menos, ir ver como acaba, para depois poder fechá-lo de vez.

    ResponderEliminar
  3. Pois então andas como eu! Comecei ontem com "Os Anões" de Harold Pinter e passados dois capítulos estava a questionar-me se haveria de continuar.
    Pensei... Bem deixa-me lá ler mais uns capítulos para ver se isto melhora. O certo é que já vou na terceira parte, ou seja quase a acabar o livro e a história continua a não fazer sentido algum. Agora vou terminá-lo, mas já sei que vou ficar com aquela frustração ingrata por não o ter deixado logo de lado

    ResponderEliminar
  4. Leitora: A questão é que, no caso deste livro, o mais provável é não voltar a pegar nele.

    Redonda: Fazer batotice pode ser uma boa forma de descobrir se vale a pena dar mais uma oportunidade ao livro. :)

    tonsdeazul: Oh... Eu andava com curiosidade de ler esse do Harold Pinter. Parece-me melhor não pegar nele agora... :)

    Bem, acho que vou dar uma espreitadela na terceira parte, pode ser que a coisa melhore...

    ResponderEliminar
  5. Como já disseram a leitura deve ser um prazer e não uma obrigação, por isso se não estás a gostar do livro é melhor deixa-lo de lado. Com tanta coisa interessante para ler para que perder tempo com esse? eu pelo menos penso assim...Poder ser que mais tarde voltes a pegar no livro ou não :)

    cumps

    ResponderEliminar
  6. Ups! Pois não te queria retirar essa vontade, mas muito sinceramente não gostei, N. Martins.
    Foi o primeiro nobel que terminei sem vontade alguma de repetir. :( Ainda bem que este é o seu único romance! ;)

    ResponderEliminar
  7. Sara: A falta de tempo/vontade tem adiado a decisão de arrumar o livro de vez na estante. Custa-me muito deixar um livro a meio... fico sempre a pensar se não terei perdido alguma surpresa. :/

    tonsdeazul: Bem, vindo de ti, só me resta atirar o livro para o fundo da pilha. Daqui a uns tempos talvez me tenha esquecido do porquê de ele estar lá no fundo esquecido... ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Parte para outro. A leitura tem que nos dar prazer e não enfado.
    Fala a experiência: há livros escondidos na minha estante. Não consigo desfazer-me deles mas... não os olho e parto para outros.
    Para te recuperares avança para um livro de um autor que conheças e gostes.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Pode até ser que te agrade, N. Martins. Vou ver se consigo escrever a opinião sobre o livro este fim de semana para a publicar brevemente no tonsdeazul. Assim sempre ficas com uma outra ideia. ;)

    ResponderEliminar