setembro 11, 2012

As 5 estrelas do Goodreads

Apercebo-me que este ano ainda não classifiquei, o Goodreads, nenhuma das minhas leituras com 5 estrelas. Tenho lido livros muito bons, mas ainda não senti por nenhum deles um "arrebatamento" de 5 estrelas que a plataforma designa como "it was amazing".

Olho para os livros que tenho na estante por ler e sei que alguns serão candidatos quase certos à classificação de "amazing"... Será que já sou a feliz proprietária de um livro 5 estrelas ou ainda está para chegar às minhas mãos o livro que estreará esta classificação em 2012? A vida é cheia de perguntas, ao menos esta terá uma resposta mais cedo ou mais tarde. :)

Ora vejam lá o que aqui anda por casa:

1 - The Pillars of the Earth - Ken Follett (acho que ainda não vai ser este ano que o vou ler)
2 - Norwegian Wood - Haruki Murakami
3 - A Ilha do Dia Antes - Umberto Eco
4 - A Paixão de Maria Madalena (1º Vol) - Margaret George
5 - Os Anões - Harold Pinter
6 - A Última Noite em Twisted River - John Irving
7 - Esaú e Jacó - Machado de Assis
8 - Autópsia de um Mar de Ruínas - João de Melo
9 - A Boa Terra - Pearl S. Buck
10 - Crime e Castigo - Fiódor Dostiévski
11 - Herzog - Saul Bellow
12 - O Homem Lento - J. M. Coetzee
13 - O Remorso de Baltazar Serapião - valter hugo mãe
14 - A Maldição (Duma Key) - Stephen King
15 - Os Malaquias - Andréa del Fuego
16 - O Caso das Mangas Explosivas - Mohammed Hanif
17 - A Montanha da Água Lilás - Pepetela
18 - Hotel Memória - João Tordo
19 - O Aroma das Especiarias - Joanne Harris (há-de chegar antes do fim do ano!)

Aceitam-se apostas! :)

Boas leituras!

12 comentários:

  1. Da lista já li Crime e Castigo, mas há tanto tempo que não sei quantas estrelas lhe daria...Daria as cinco estrelas a um livro que não está na lista, O Monte dos Ventos Uivantes. Penso que a outros livros também, seria uma questão de parar um bocadinho e recordar leituras :)
    Vou ficar a aguardar como sugestões para próximos livros a ler, as críticas a estes, sobretudo se algum chegar às cinco estrelas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O Monte dos Ventos Uivantes" é daqueles livros que está há muito tempo na minha lista de próximas aquisições e que acaba por nunca vir comigo para casa. Suponho que quando chegar a altura dele acabarei por trazê-lo comigo... Mas não consigo pensar nele como um livro de 5 estrelas. :)

      Eliminar
  2. Bem a lista não é muito extensa, mas só li alguns dos que tens em espera, sendo eles: "Os Pilares da Terra", "Os anões", "Crime e Castigo", "Herzog" e "o remorso de baltazar serapião".
    Como só posso falar dos que li, aposto no de Dostiévski e porque não também no de Valter Hugo Mãe! Também considero que o de Ken Follet pode muito bem te encher as medidas para as cinco estrelas. Agora o de Harold Pinter... Muito sinceramente não creio! Não gostei nada. ;) O de Saul Bellow gostei bastante, mas também considero que não é livro para tanta estrela. :p
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que não gostaste do do Harold Pinter, e a tua opinião é umas razões para ir ficando para trás na hora de escolher a próxima leitura. :) Acho que o do Dostiévski é um sério candidato às 5 estrelas, só não sei se o lerei este ano. Acho que é um livro para ser lido com outra disposição, que neste momento não sinto ter. Talvez o do VHM me encha as medidas, já que o do Ken Follett, tendo eu a edição em inglês, é bem capaz de baixar um pouco a minha classificação. :p

      Eliminar
  3. acho que só há aí uma possibilidade: Crime e Castigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estou contigo nessa aposta. Logo veremos!

      Eliminar
  4. Crime e Castigo é uma obra genial.
    Merece até mais do que as 5 estrelas.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que é o candidato mais forte da lista. É uma questão de saber se é o livro de 2012 ou de 2013. Não sou eu que escolha o próximo livro... São eles que se insinuam na minha mente! :p

      Eliminar
  5. Aposto no O Remorso de Baltazar Serapião - valter hugo mãe. Apesar de ainda não ter lido este, sou fã do autor.
    Pessoalmente gostei de A Ilha do Dia Antes - Umberto Eco (tenho que reler) e do The Pillars of the Earth - Ken Follett, mas continuo a apostar no vhm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que o do Umberto Eco fosse 5 estrelas, mas o livros dele são, por vezes, tão complexos, que estou a aguardar uma altura mais calma para me dedicar a ele de corpo e alma. :)

      Eliminar
  6. curiosamente, também aindã não encontrei «aquele» livro, este ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho lido muitos bons, mas nenhum me fez sequer ponderar as 5 estrelas. :) Se calhar estamos a ficar mais selectivas! :p

      Eliminar