fevereiro 24, 2013

[Filme] A Vida de Pi

Título Original: Life of Pi
Realização: Ang Lee
Duração: 127 min
Origem: EUA

Finalmente arranjei um tempinho para ver a adaptação ao grande ecrã da inesquecível obra de Yann Martel e gostei bastante. Está muito fiel ao livro e as cenas com os animais estão assustadoramente realistas. Embora possa parecer estranho, acho que posso dizer que os actores foram bem escolhidos, porque embora o grande protagonista seja de facto Pi, se houvesse um óscar para os "actores" animais, Richard Parker teria que estar na lista de nomeados.
Ang Lee conseguiu transmitir a beleza visual descrita por Yann Martel sem esquecer o que realmente impressiona no livro, a história e o que a faz tão surpreendente.

Confesso que tinha algum receio que viesse a ser um filme "pipoca" mas, felizmente não foi esse o caso. É um bom filme, visualmente impressionante, com boas actuações e a história de Pi é algo que vale mesmo a pena conhecer. 
Espero que, para quem nunca leu o livro, A Vida de Pí seja tão surpreendente como foi o livro para mim. Para quem já leu o livro, talvez o filme, por ser tão tão fiel à obra, seja mais um regresso a um local que nos deixou muitas e boas recordações. :)

Qualquer que seja o caso, vejam!

fevereiro 17, 2013

A Passageira - Andrea Blanqué

Título original: La Pasajera
Ano da edição original: 2003
Autor: Andrea Blanqué
Tradução: Margarida Amado Acosta
Editora: Quetzal

"A professora Mann é uma mulher de trinta e tal anos que vive sozinha com os seus dois filhos, ensina Geografia num liceu nocturno e está divorciada de um homem que vive num país turbulento - Israel. Mais do que sentir ou pensar, prefere observar o mundo na qualidade de testemunha, fragmentando-o em detalhes de maneira incisiva, implacável, muitas vezes mordaz.
Viajante impenitente - como o fora anos antes, de mochila às costas, percorrendo o mundo sozinha, vivendo a espontaneidade, o exotismo, deitando-se com desconhecidos -, escreve a sua passagem pela vida «como se tudo se tratasse de uma longa viagem que há que registar», repleta de aventuras, juventude, amor e sexo, acidentes e atentados. O passado e o presente, e o mundo exterior e o interior, interagem e dão lugar a uma grande imprevisibilidade.
A Passageira é um romance diferente e cativante. Num registo coloquial, a autora mostra uma realidade em que o quotidiano é permanentemente comovido pelo insólito, pela diferença, levando-nos por caminhos pouco trilhados, no termo dos quais há sempre uma reviravolta que surpreende o leitor, confundindo-o e sugerindo-lhe um novo rumo para a imaginação."

Quando pegamos num livro sobre o qual pouco sabemos, de um autor, neste caso autora, para nós completamente desconhecida, não deixa de haver uma certa expectativa relativamente ao que vamos encontrar. Estamos na presença de uma escritora que passará a constar na lista de autores a seguir, ou será apenas mais um entre os muitos que já lemos e iremos ler? Andrea Blanqué, felizmente faz parte do primeiro grupo. A escrita é fluída e despretensiosa e a autora soube contar uma história com a qual os leitores se conseguem identificar. 

A professora Mann é uma mulher com mais de trinta anos, que vive no Uruguai com os dois filhos, frutos de um casamento que termina no dia em que o marido, David, parte para Israel, e ela lhe diz que "Já não quero ser tua mulher", recusando regressar com ele ao país onde se conheceram. Ensina Geografia num liceu nocturno, a alunos que, pelas mais diversas razões, não puderam terminar os seus estudos no ensino regular.
A mulher que conhecemos, com trinta e muitos anos, parece-se pouco com a rapariga de vinte anos que vemos descrita nos cadernos de capa dura que passaram a desempenhar um papel tão importante na vida desta mulher. Com vinte anos largou tudo e iniciou uma aventura, sozinha, com o objectivo de conhecer o mundo e as pessoas que nele se movem. Aos trinta e muitos anos, com dois filhos, um ex-marido em Israel, a sua única aventura pelo mundo não foi esquecida, mas faz definitivamente parte do passado. Não é uma mulher amargurada aquela que decide começar a escrever, não um diário ou mesmo uma auto-biografia, mas pensamentos e coisas que acontecem aos outros, aos que a rodeiam. Não é uma mulher cheia de arrependimentos a que conhecemos, no entanto sentimos nas suas palavras uma certa nostalgia pela vida e pelas aventuras que não chegou  viver depois de ter engravidado da filha mais velha e de ter casado com David, o homem que anos mais tarde a deixa sozinha com os dois filhos ao decidir partir para Israel, por razões que não são muito claras para nós. O que não sentimos na sua escrita é que, se pudesse, mudasse algo. Sentimos que voltaria a repetir cada passo que deu e decisão que tomou para estar precisamente no mesmo lugar, essencialmente pelos filhos.

Mann é uma observadora, demitiu-se um pouco de viver a sua vida e de procurar a felicidade, gosta de desconhecidos e parece ter alguma dificuldade em aprofundar as suas relações com os colegas de trabalho ou mesmo com as amigas, que refere muito amiúde. Quando se apaixona novamente é de forma tão inesperada e avassaladora que sente alguma dificuldade em lidar com a situação.  A escrita é, para ela, uma forma de se organizar mentalmente, de recordar quem era e de se mentalizar para o que é agora. Não escreve nada de comprometedor ou que não possa ser lido por estranhos, no entanto, vive com medo que um dia alguém leia o que escreveu. Não é por isso que deixa de o fazer, não pode, não enquanto tiver algo para dizer.

O livro está estruturado em pequenas secções numeradas, uma por cada entrada nova nos cadernos de capa dura da professora Mann. São "capítulos" pequenos o que permite que a leitura acabe por se fazer de forma rápida e fluída. Para além de escrever um pouco sobre si, sobre a sua família e sobre a viagem que fez quando tinha vinte anos, o livro aborda outros temas, como o suicídio, o amor e de como é importante sabermos crescer, envelhecer, adaptando-nos aos diferentes desafios que surgem com a idade. A aventura é permitida em todas as idades, mas cada idade tem necessariamente de proporcionar aventuras diferentes. :)

Gostei do livro e, embora tenha achado que por vezes ela se repetia um pouco nas ideias, também acho que essa repetição tornou o relato mais realista.

Vou ter de me manter atenta à obra de Andrea Blanqué, parece-me promissora.

Obrigada pela sugestão, Dona-Redonda. :)

Boas leituras!

Excerto:
" Sou uma mulher que escreve num caderno quando os filhos não estão. Não sei se amanhã voltarei a escrever, ou na semana que vem. Talvez abandone o caderno neste preciso instante ou dentro de algumas páginas. Talvez chegue até ao fim e precise de ir comprar outro.
Não releio o que escrevo, mas sei que falei demasiado sobre o David. Tenho de render-me perante a humilde realidade de que tenho trinta e sete anos e um divórcio, e que estou a escrever num caderno de capas duras sobre um marido inexistente."

fevereiro 10, 2013

[Filme] Django Libertado

Título Original: Django Unchained
Realização: Quentin Tarantino
Duração: 165 min
Origem: EUA

Sinopse:
Passado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, Django Unchained conta a história de Django, um escravo com vendido a um caçador de recompensas alemão para ajudar na captura dos irmãos assassinos Brittle. O seu sucesso leva Schultz a libertar Django, mas os dois homens decidem permanecer juntos. Assim, Schultz persegue os criminosos mais procurados do Sul com Django a seu lado. Apesar de aperfeiçoar as suas capacidades de caça, Django mantém-se focado num objectivo: encontrar e resgatar Broomhilda, a sua mulher que perdeu no comércio de escravos há muitos anos atrás. A procura de Schultz e Django leva-os até Calvin Candie, o proprietário de "Candyland", uma plantação infame onde os escravos são preparados pelo treinador Ace Woody a lutarem entre si por desporto. Ao explorar a plantação sob um falso pretexto Django e Schultz despertam a atenção de Stephen, um escravo da confiança de Candie. Os seus movimentos são seguidos e uma organização traiçoeira acaba por os cercar. Django e Schultz, ao tentarem escapar com Broomhilda, terão que escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência...

Embora nada a tenha a ver com livros, acho que posso quebrar a regra quando se trata de um filme tão bem conseguido como é o caso da mais recente obra de Tarantino, Django Libertado. Este é dos melhores que já vi, dentro do género, nos últimos anos. 

Gostei de tudo, dos actores, da história e da moral da história, da banda sonora... de tudo! Não percam a oportunidade de o verem no cinema porque é mesmo muito bom!

Trailer:

O Cemitério de Praga - Umberto Eco

Título original: Il Cimitero di Praga
Ano da edição original: 2011
Autor: Umberto Eco
Tradução: Jorge Vaz de Carvalho
Editora: Gradiva

"Durante o século XIX, entre Turim, Palermo e Paris, encontramos uma satanista histérica, um abade que morre duas vezes, alguns cadáveres num esgoto parisiense, um garibaldino que se chamava Ippolito Nievo, desaparecido no mar nas proximidades de Stromboli, o falso bordereau de Dreyfus para a embaixada alemã, a disseminação gradual daquela falsificação conhecida como «Os Protocolos dos Sábios de Sião» (que inspirará a Hitler os campos de extermínio), jesuítas que tramam contra maçons, maçons, carbonários e mazzinianos que estrangulam padres com as suas próprias tripas, um Garibaldi artrítico, com as pernas tortas, os planos dos serviços secretos piemontenses, franceses, prussianos e russos, os massacres numa Paris da Comuna em que se comem os ratos, golpes de punhal, horrendas e fétidas reuniões por parte de criminosos que, entre vapores de absinto, planeiam explosões e revoltas de rua, barbas falsas, falsos notários testamentos enganosos, irmandades diabólicas e missas negras. Óptimo material para um romance-folhetim de estilo oitocentista, para mais, ilustrado como os feuilletons daquela época. Há aqui com que contentar o pior dos leitores. Salvo um pormenor. Excepto o protagonista, todos os outros personagens deste romance existiram realmente e fizeram aquilo que fazem. E até o protagonista faz coisas que foram verdadeiramente feitas, salvo que faz muitas que provavelmente tiveram autores diferentes. Mas quando alguém se movimenta entre serviços secretos, agentes duplos, oficiais traidores e eclesiásticos pecadores, tudo pode acontecer. Até o único personagem inventado desta história ser o mais verdadeiro de todos, e se assemelhar muitíssimo a outros que estão ainda entre nós."

Julgo que ainda não tinha comentado aqui nenhum dos livros que li do Umberto Eco, acho que os li todos antes da criação do Quero Um Livro. Ficam, no entanto a saber que Umberto Eco é um dos meus autores preferidos e só não o leio mais porque... bem porque os livros dele são tão cheios de cultura, de história e de conhecimento que devem ser "tomados" em doses controladas! ;) Com isto não quero dizer que os seus livros são pretensiosos e intelectuais, nada disso. Não conheço nenhum escritor que faça o que Umberto Eco faz com tanta eficácia, a linha que separa o que realmente aconteceu daquilo que é puramente ficcionado é tão ténue mas tão magistralmente mantida que as lições de história transformam-se em puro prazer e alimento para o cérebro. :)

Feito o elogio a quem de direito, passemos ao que realmente interessa, o livro, O Cemitério de Praga.
Começo por dizer que não é um livro fácil de seguir, acho que nunca senti tanta necessidade de tomar notas, de escrever uns lembretes, para conseguir manter todas as personagens e o seu papel na história, bem vivas na memória. Tem imensas referências literárias e históricas e, como é dito na sinopse e no fim do livro, todas as personagens são reais, excepto Simone Simonini o nosso protagonista rabugento, o que torna o livro ainda mais envolvente. 
Como desconhecia a grande maioria dos nomes referidos e sei muito pouco sobre a história europeia do século XIX, para mim, o livro foi sempre encarado como um romance, embora algumas das referências e personagens não me fossem totalmente desconhecidas, não sou assim tão ignorante. :p No fim senti-me na obrigação de pesquisar todos aqueles nomes e redescobrir a história que tinha acabado de ler.

E de que história estamos a falar? Os Protocolos dos Sábios de Sião são uma obra, publicada nos finais do século XIX, por Serge Nilus, na Rússia onde, supostamente é denunciada uma mega conspiração dos Judeus para acabarem com os cristãos e tomarem conta do mundo. Este livro, foi durante uns anos tido como autêntico, tendo sido revelada a sua verdadeira natureza uns anos antes de Hitler começar a sua longa caminhada na conquista do mundo, facto que não o impediu de o usar como justificação para o horror que levou a cabo nos anos que se seguiram.
O Cemitério de Praga tem como fio condutor este livro, desde a sua invenção até à sua publicação. Paralelamente vamos acompanhando, na primeira fila, acontecimentos importantes na história da Europa.
É Simone Simonini quem nos empresta os olhos para assistir a tudo isto, ou não fosse ele o nosso protagonista, um italiano que se muda para Paris e que ao longo de toda a história colabora com os serviços secretos de Itália, França, Rússia e Alemanha. A sua espantosa capacidade para falsificar todo o tipo de documentos, associada a uma prodigiosa imaginação para conspirar, chamou naturalmente a atenção destas entidades.

Em Itália, terra natal de Simonini, este vive de perto os conflitos que levaram à unificação de Itália, privando com Giuseppe Garibaldi e Giuseppe Mazzini, membros da Carbonária e acérrimos defensores de uma República Italiana com todos os seus territórios unificados. É neste período conturbado que Simonini inicia os seus trabalhos para Bianco, um agente dos serviços secretos italianos e que introduz o nosso protagonista no fantástico mundo dos espiões. E é durante estes anos que surge a suposta acta de um encontro secreto num Cemitério em Praga, onde um grupo de judeus, de forma conspiratória, planeiam tomar as rédeas do mundo. Este encontro nunca existiu (que o saibamos) e o autor da magnífica falsificação só podia ser Simonini. Uns anos mais tarde quando, a criatividade, por vezes demasiado independente, começa a incomodar os italianos, e este é enviado para França, onde inicia uma estreita colaboração com Lagrange, um importante membro dos serviços secretos franceses. França torna-se a sua pátria e é com os serviços secretos franceses que ganha a sua fama de espião e faz a sua fortuna. França é caracterizada, por Umberto Eco, como um país que não se envolvia directamente nos conflitos e nas tensões que estalavam junto às suas fronteiras. Era o país da igualdade e fraternidade, no entanto os serviços secretos franceses trabalhavam que se fartavam para influenciar e garantir alguns acontecimentos políticos. O único desgosto de Simonini em França era o facto de estes não estarem interessados em diminuir a influência dos judeus, são demasiado importantes para que possam ser tocados. Depressa Simonini descobre que, fora das fronteiras francesas e sem o apoio oficial da equipa de Lagrange, nada o impede de prosseguir com a sua missão, uma vez que os russos e, mais tarde os alemães, começam a sentir-se incomodados com os hebreus. Durante todo  livro, a sua história sobre o Cemitério de Praga é reinventada e transforma-se naquilo que Simonini chamava carinhosamente os seus Protocolos do Cemitério de Praga, que para o fim deixam de ser seus e são renomeados como Os Protocolos dos Sábios de Sião.

É impossível referir tudo aquilo de que fala o livro, porque paralelamente a tudo isto, conhecemos de perto uma personagem infame, Léo Taxil o rosto de um dos maiores embustes da época, por ter escrito e publicado como verdadeiros, os relatos de Diana Vaughan, uma satanista que participava em reuniões maçónicas. Com o pretexto de descredibilizar os maçons, algo que interessava muito à igreja católica, Taxil, tendo como mentor Simonini, leva a cabo uma das farsas mais bem conseguidas da época.
Simonini cruza-se ainda com Drumont, Dumas e outras figuras mais ou menos conhecidas e mais ou menos importantes para a história.

A forma como a história nos é contada é muito original, pois chega-nos em forma de diário, escrito a duas mãos. A grande maioria é escrita por um Simonini confuso que parece ter apagado da memória alguns acontecimentos importantes. É neste estado de confusão mental que Simonini decide escrever, com o objectivo de recuperar pedaços da sua vida que desapareceram. No meio dos escritos de Simonini, surge de quando em vez um intruso, Dalla Picolla que, funciona um pouco como a voz da consciência de Simonini. Se não fossem as intrusões de Dalla Picolla, talvez nunca conhecessemos o lado mais negro do nosso protagonista.
Mas quem é Dalla Picolla? Dalla Picolla e Simonini são vizinhos mas nenhum dos dois se recorda de alguma vez se terem cruzado, no entanto partilham alguns conhecimentos e segredos... Como é que isto é possível? É a pergunta que nos acompanha todo o livro.

Enfim, não é um livro muito fácil de ler, mas que vale cada segundo que se gasta com ele. Vale pelo que acabamos por aprender com ele, vale pela lição de história e por nos recordar que, como sociedade temos de facto uma memória muito curta e extremamente selectiva. Somos perigosamente tendenciosos relativamente ao que, e em quem escolhemos acreditar e seguir. Só assim se percebe que textos republicados em diversas alturas, como sendo originais e actuais, nunca tenham sido postos em causa. E não o foram porque se limitavam a expressar aquilo que, secretamente ou não, a maioria pensava.
É um livro que vale a pena pelo que conta mas também porque Umberto Eco é divertido e os seus protagonistas tendem a ser inesquecíveis! O Baudolino, depois de estes anos todos, ainda me desenha um sorriso nos lábios. :)

Gostei muito e recomendo, ressalvando que pessoas religiosamente menos tolerantes podem sentir-se de alguma forma, atacadas.

Boas leituras!

Excertos:
"- Dás-te conta, rapaz - dizia -, de que as leis daquele Siccardi aboliram os denominados privilégios do clero? Porquê abolir  o direito de asilo nos lugares sagrados? Porventura uma igreja tem menos direitos do que uma gendarmaria? Porquê abolir o tribunal eclesiástico para religiosos acusados de delitos comuns? A Igreja não tem porventura direito de julgar os seus? Porquê abolir a censura religiosa preventiva sobre as publicações? Porventura agora cada um pode dizer aquilo que lhe agrada. sem moderação e sem respeito pela fé e pela moral? (...) E agora chegámos à supressão das ordens mendicantes e contemplativas. quase seis mil religiosos. O Estado confisca-lhes os bens e diz que servirão para pagamento das côngruas aos párocos, mas, se juntares todos o bens destas ordens, atinges uma quantia que é dez... que digo eu!... cem vezes mais do que todas as côngruas do reino, e o Governo gastará esse dinheiro na escola pública, onde se ensinará aquilo que não serve aos humildes ou há-de servir-lhes para calcetar os guetos! E tudo sob a divisa do movimento «Igreja livre em Estado livre», lá onde quem é verdadeiramente livre de prevaricar é o Estado. A verdadeira liberdade é o direito do homem de seguir a lei de Deus, de merecer o paraíso ou o inferno. Ora, em vez disso, entende-se por liberdade a possibilidade de escolher as crenças e as opiniões que mais te agradam, em que tanto vale uma como outra; é igual para o Estado que tu sejas maçom, cristão, judeu ou sequaz do Grão-Turco. É desse modo que nos tornamos indiferentes à Verdade."

"Alguém disse que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas: quem não tem princípios morais envolve-se habitualmente numa bandeira, e os bastardos remetem-se sempre para a pureza da sua raça. A identidade nacional é o último recurso dos deserdados. Ora, o sentido da identidade funda-se no ódio, no ódio por quem não é idêntico. É necessário cultivar o ódio como paixão civil. O inimigo é o amigo dos povos. Faz falta sempre alguém a quem odiar para nos sentirmos justificados na própria miséria. O ódio é a verdadeira paixão primordial. É o amor que é uma situação anómala. Por isso, Cristo foi morto: falava contra natura. Não se ama alguém para toda a vida; dessa esperança impossível nascem o adultério, o matricídio, a traição do amigo... Por contrário, pode-se odiar alguém durante toda a vida. Desde que esteja sempre lá, para reacender o nosso ódio. O ódio aquece o coração."

janeiro 13, 2013

A Maldição (Duma Key) - Stephen King

Título original: Duma Key
Ano da edição original: 2008
Autor: Stephen King
Tradução: Victor Antunes
Editora: Bertrand Editora

"Um terrível acidente num estaleiro faz com que Edgar Freemantle perca o braço direito e fique profundamente afectado, quer na memória, quer no espírito. Quando inicia a penosa convalescença, o sentimento que o domina é a raiva. O casamento, do qual tem duas filhas maravilhosas, chega bruscamente ao fim. Pensa no suicídio. O doutor Kamen, amigo e psicólogo, sugere uma "cura geográfica", uma vida nova num lugar diferente, longe do negócio da construção imobiliária em que Edgar acabou por se impor a partir do nada. 
Edgar vai viver para uma casa alugada em Duma Key, uma ilha meio selvagem e de uma beleza fascinante, ao largo da costa da Florida. O ocaso sobre o Golfo do México e o murmúrio das conchas fazem-no vibrar, e Edgar sente a necessidade de desenhar. Uma visita de Ilse, a filha que adora, desencadeia um movimento de ruptura com a solidão. Trava conhecimento com Wireman, um homem que, tal como ele, também sofreu muito e se mostra relutante a expor as suas feridas, e com Elizabeth Eastlake, uma senhora idosa e doente cujas origens se encontram indissoluvelmente associadas a Duma Key. Edgar pinta, por vezes arrebatadamente, e o talento que revela tem tanto de fascinante como de perigoso. Alguns dos seus quadros estão imbuídos de um poder impossível de controlar. Quando o passado de Elizabeth vem a lume e se revelam os fantasmas da sua infância, o seu poder de destruição é devastador."

Depois de um livro tão pesado como o remorso de baltazar serapião, de valter hugo mãe, escolhi propositadamente um livro que tinha a certeza ser menos realista. Stephen King pareceu-me uma boa opção! :)

Duma Key é uma ilha na costa do Florida, praticamente desabitada e coberta por uma vegetação assustadoramente densa. E para aqui que Edgar Freemantle decide mudar-se, para recuperar de uma acidente traumático que lhe roubou o braço e quase a vida.
Edgar é casado, tem duas filhas e era um empresário de sucesso no ramo da construção, tudo conquistado com muita esforço e determinação. Quando sobrevive miraculosamente à queda de um grua que praticamente o esmagou, Edgar passa por uma recuperação muito complicada, não apenas a nível físico, mas também a nível psicológico com constantes perdas de memória e ataques de fúria direccionados para aqueles que mais próximos estão dele, principalmente a mulher, Pam. Como resultado, o casamento acaba por não resistir, porque Pam vive apavorada com a raiva e a violência que Edgar parece transportar consigo após o acidente.

A mudança geográfica é uma sugestão do amigo e psicólogo Kamen que lhe sugere começar uma nova vida e dedicar-se àquilo de sempre gostou mas nunca teve oportunidade de o fazer. Para Edgar era a pintura, paixão antiga que nunca conseguiu desenvolver. E é assim que Edgar vai parar a Duma Key a ilha misteriosa, cuja única habitante permanente é Elizabeth Eastlake e o seu ajudante Wireman.
Em Duma Key, Edgar encontra o cenário perfeito para extravasar todo o seu talento adormecido. Passa horas a pintar o horizonte que vê da janela de Big Pink, a casa que alugou. No entanto os seus quadros parecem resultar de algo mais do que apenas o inegável talento de Edgar. Os seu quadros são perturbadores e parecem ter um efeito sobre o mundo real que Edgar nunca procurou. Resistir à tentação de utilizar tamanho poder pode ser difícil... Que consequências trará? Edgar não poderia imaginar tamanha tragédia, a única que o poderia ter alertado era Elizabeth mas a lutar contra o Alzheimer, a simpática senhora pouco pôde fazer para travar os acontecimentos que se aproximavam.

E é este o ponto de partida para mais um livro à Stephen King, repleto de criaturas mais ou menos vivas, de poderes antigos e inexplicáveis e de personagens que preferiam esquecer coisas do seu passado.

Não é definitivamente o melhor livro de Stephen King, achei-o até pouco inspirado e um pouco repetitivo. Principalmente achei que, mesmo dentro do género, as personagens e acontecimentos eram pouco credíveis. No entanto, para mim ler Stephen King é, salvo raríssimas excepções, sempre um prazer e Duma Key não foi uma excpeção.Vai ficar-me na memória muito tempo? Não. Mas nem todos os livros podem estar nessa categoria... Stephen King entretém sempre e, muitas vezes não se limita a entreter, pelo que, embora não sendo um livro memorável é um livro que se lê bem e que não hesito em recomendar. :)

Boas leituras!

Excerto:
"Soltei um grito, tanto de surpresa como de dor, e ao coçar freneticamente o que não existia, caí no chão, atirando abaixo o comando da televisão e a minha sanduíche, que rolou pela alcatifa. O que não existia, ou o que não conseguia alcançar? Ouvi-me gritar para mim próprio, Pára com isso, pára. Mas só havia uma maneira de parar. Pus-me de joelhos e gatinhei até à escada, registei o estalido do comando da televisão a ser esmagado por um joelho, não sem antes ter mudado de canal. Para a CMT, Country Music Television. Alan Jacson cantava Crime na Ribalta. Ao subir a escada, por duas vezes procurei agarrar o corrimão com a mão que não tinha, mas tive a sensação da palma suada a atravessar a madeira polida como fumo."

dezembro 31, 2012

[Mini-série] Great Expectations - Charles Dickens

Ando a descobrir as potencialidades da Irís, a box da Zon (passe a publicidade) com a capacidade de rever toda a programação que deu nos últimos 7 dias e tenho tido a oportunidade de ver coisas que de outra forma talvez acabasse por não ver.

É o caso de Great Expectations, uma mini-série de 3 episódios que passou num qualquer canal da grelha (não me recordo de qual), baseada no livro homónimo de Charles Dickens. 
Nunca li o livro, embora faça parte da lista de aquisições desde sempre, e achei que esta seria a oportunidade perfeita para conhecer a história.
Não faço ideia se é fiel ou não à história de Charles Dickens, o que sei é que gostei muito da série. Acho que os actores foram bem escolhidos, a imagem e caracterização são extraordinárias e gostei muito da história, que vou querer ler na mesma. :)

Vejam que vale a pena e, conhecendo a escrita de Charles Dickens, leiam que deve valer a pena.

Fica o trailer para poderem "espreitar":

Boas leituras!

dezembro 28, 2012

o remorso de baltazar serapião - valter hugo mãe

Título original: o remorso de baltazar serapião
Ano da edição original: 2006
Autor: valter hugo mãe
Editora: Alfaguara Portugal

"A aventura de baltazar serapião em reboliço com os seus amores pela formosa Ermesinda, moça com quem vem a casar e por quem se atormenta de ciúmes. Este é um romance de família e de viagem, em que o estigma de se ter um nome parece explicar à sociedade quem se é e que intenções se tem.
Um romance que é também uma aventura da linguagem, friccionando um português antigo que, não o sendo de facto, cria a ilusão de estarmos ao tempo de uma idade média tardia, feita de alçapões morais e de uma brutalidade primária, sobretudo cometida contra as mulheres.
Este livro ostenta a violência a que historicamente a mulher foi sendo sujeita por uma mentalidade machista dominante. Uma violência ainda sem redenção."

Depois de ter gostado tanto do a máquina de fazer espanhóis, as expectativas para o próximo livro a ler do valter hugo mãe eram elevadas. o remorso de baltazar serapião é muito diferente e por isso, as comparações naturais com o livro anterior desapareceram na primeira página, o que foi bom. :) Gosto de escritores que não ficam presos a uma única forma de escrever, que parecem conseguir reinventar-se a cada livro que escrevem, conseguindo manter a identidade.

o remorso de baltazar serapião - escrever sem maiúsculas é, ao mesmo tempo estranhamente libertador e anti-natural - é um livro, à falta de melhor palavra que o adjective, perturbador. 
Numa espécie de caricatura, exagerando as personagens, tornando-as menos credíveis, valter hugo mãe consegue, mais uma vez, entrar numa realidade que, à partida não lhe é familiar, e descreve-la como se fosse. Neste, pelos olhos de baltazar serapião, entra na vida sofrida e deprimente de uma mulher, da idade média. baltazar serapião casa por amor com Ermesinda, a rapariga mais bonita e recatada da aldeia. Ermesinda parece gostar dele e todos têm esperança que baltazar não siga as pisadas do pai, que mutilou a mãe, para lhe ensinar a ser uma melhor esposa e mãe.Por ignorância e machismo (serão sinónimos?) o pai de baltazar serapião deixou a mulher para sempre coxa, com os pés irremediavelmente torcidos e retorcidos. Que seria se não tivesse, também ele casado por amor... Provavelmente não teria posto tanto afinco na "educação" da mulher. Porque as mulheres são malignas, a sua voz é perigosa e os homens não devem dar-lhes ouvidos. As mulheres são burras, menos que nada, com a cabeça cheia de ideias estranhas e perigosas, que servem apenas para satisfazer todos os desejos dos homens. A mulher ideal é submissa e calada.
É com pena que percebemos que Ermesinda, a rapariga mais bonita e recatada da aldeia não terá sorte diferente quando se casa com baltazar serapião. Este louco de ciúmes, que até podem ter razão de ser, nunca o sabemos ao certo, vai aos poucos mutilando fisica e psicologicamente a rapariga.

Toda a família serapião é estranha, com comportamentos bestiais - adj bestial [bəʃti'al] próprio de animal - ou não fossem eles conhecidos por sargas, porque tratavam a velha vaca como se fosse da família. Alguns acreditavam inclusive que era a vaca a progenitora das crias serapião e não a desgraçada com os pés tortos. E, também neste caso, nunca sabemos com certeza...

Não é um livro fácil de ler, é muitas vezes revoltante e apenas o tom mais caricatural permite aliviar um pouco o que lá se conta. Por ser tão próximo à realidade de muitas mulheres, ainda nos dias de hoje, torna-se ainda mais desconfortável. Os homens do livro são quase todos uns animais, e as mulheres são quase todas pouco mais que bichinhos assustados. Dá vontade de gritar de estupefacção!
Todas as mortes na família serapião são trágicas. O que leva à morte da mãe é, indescritívelmente repugnante e chocante.
A relação de dependência que existe entre baltazar e Ermesinda é revoltante e incómoda. O comportamento de cachorrinho que ela demonstra é difícil de ler e a inexistência de remorsos em baltazar é ofensiva.
O que acaba por ser mais incómodo é a inevitabilidade dos comportamentos de cada uma das personagens. baltazar aparece-nos sempre como alguém simpático, como alguém de quem até poderíamos vir a gostar, cujos comportamentos surgem como inevitáveis. É inato ao homem e por isso impossível de condenar, como doença incurável com a qual todos teríamos de aprender a viver.
valter hugo mãe a fazer bem o papel de advogado do diabo. :)

É impossível dizer que gostei deste livro, como posso gostar? É demasiado gráfico, demasiado chocante e demasiado certeiro. Só por isso não posso dizer que gostei mas a verdade é que gostei, como posso não gostar? :)

Gostei e só não recomendo sem reservas porque é preciso ter algum estômago e ter a capacidade de nos distanciar-mos.

Boas leituras!

Excertos:
"a minha mãe deixava de falar comigo e com o aldegundes, porque lhe saíam coisas de mulher pela boca fora, e barafustar, como fazia, era encher os ouvidos dos homens com ignorâncias perigosas. uma mulher é ser de pouca fala, como se quer, parideira e calada, explicava o meu pai, ajeitada nos atributos, procriadora, cuidadosa com as crianças e calada para não estragar os filhos com os seus erros."

"a minha mãe roubou-a dos nossos olhos, furiosa com o destino, e todos soubemos que se cobriram uma à outra de segredos, semelhantes e porcas de corpo, condenadas à inferioridade, à fraqueza. um corpo que as obrigava, sem falta, a uma maleita reiterada, como um inimigo habitando dentro delas, era o pior que se podia esperar, um empecilho de toda a perfeição, e tão belas se deixavam quanto doloridas e acossadas. por isso eram instáveis, temperamentais, aflitas de coisas secretas e imaginárias, a prepararem vidas só delas sem sentido à lógica. tinham artefactos e maneiras de parecer gente sem quererem perder tudo o que deviam perder. eram, como sabíamos tão bem, perigosas."