janeiro 17, 2010

The Road - O Filme

Abro aqui uma excepção ao tema dos livros, sem no entanto me afastar dele, para vos recomendar o filme que fui ver este fim-de-semana, A Estrada (The Road) do John Hillcoat, baseado no romance, com o mesmo nome do Cormac McCarthy (autor de Este País Não é Para Velhos).
Ouvi falar, há pouco tempo, deste livro do Cormac McCarthy e fiquei com muita curiosidade para o ler, sem saber que a história tinha sido adaptada e que estava a passar no cinema. As poucas críticas que li sobre o filme, antes de o ir ver, eram muito negativas, pelo que fui sem quaisquer expectativas e, adorei o filme. Muito, muito bonito, embora seja brutalmente violento, não só visualmente como psicologicamente. Como não li o livro, não posso avaliar se é ou não uma boa adaptação mas, como filme é muito bom. Tem o fantástico Viggo Mortensen, que tem aqui um papel impressionante, com uma transformação física também ela impressionante.
É um filme emocionante, que confesso me fez deixar cair uma lágrimazitas. É crú, rude, assustador e perturbador. Mostra-nos o instinto de sobrevivência dos seres humanos e do que somos capazes de fazer para nos mantermos vivos. Mostra-nos o lado bom e mau da humanidade, sendo o lado bom representado pelo Pai e Filho (sem nomes no filme e no romance, pelo que sei), onde a criança representa a esperança na renovação. Um dos melhores filmes que já vi...
Não posso deixar de expressar o meu desacordo com algumas das críticas negativas ao filme, de que é aborrecido e que era bom para preencher as tardes de domingo da TVI. Não tem nada a ver, garanto-vos de que não estamos sequer a falar do mesmo campeonato! :) Não é de forma alguma gratuitamente lamechas, é apenas duro!
Só tenho pena de não ter lido o livro antes, porque sei que agora quando o ler, já estarei influenciada pelo filme e, nestas questões prefiro sempre que sejam os livros a influenciar os filmes... :)

Deixo-vos aqui a sinopse do IMDB:
A father and his son walk alone through burned America. Nothing moves in the ravaged landscape save the ash on the wind and water. It is cold enough to crack stones, and, when the snow falls it is gray. The sky is dark. Their destination is the warmer south, although they don't know what, if anything, awaits them there. They have nothing: just a pistol to defend themselves against the lawless cannibalistic bands that stalk the road, the clothes they are wearing, a rusting shopping cart of scavenged food--and each other.

5 comentários:

  1. Por acaso não tenho lido críticas negativas sobre o filme, mas também não sigo muito os sites de cinema.
    Este filme despertou-me o interesse a partir do momento que o trailer começou a passar na web e por acaso também gostava de ler o livro antes de ver o filme. É sempre outra coisa, mas estou mesmo tentada a ir vê-lo ao cinema, já que parece prometedor.

    ResponderEliminar
  2. Quando leio o livro primeiro depois raramente gosto do filme porque imaginei tudo ou partes importantes diferentes (apenas tenho ideia de duas excepções, uma O Amante e a outra, só me lembro de ter pensado que era uma excepção, mas já não me lembro de que livro e filme se tratava).

    ResponderEliminar
  3. Normalmente até me consigo abstrair das ideias preconcebidas e apreciar o filme, no caso dos livros já me é mais difícil lê-los depois do filme... Vá-se lá saber porque...
    Mas, como normalmente ou leio o livro ou vejo o filme, não é grave. :) Apenas quando gosto muito do livro, como no Ensaio Sobre a Cegueira, é que acabo por ver o filme.
    O The Road é quase uma excepção à regra, tenho lido maravilhas do livro e gostei tanto do filme, que estou muito curiosa para ler o livro.

    ResponderEliminar
  4. A ESTRADA-grande livro, vale a pena ler, mas atenção que não é uma leitura fácil, tal como parece não ser o feitio do autor (de acordo com o que tenho lido). Mas gosto imenso de ler este autor.

    ResponderEliminar
  5. SEVE: Tem de ver o filme. Não sei se está fiel ao livro, mas é um filme que vale por si só. Muito bom! :)

    ResponderEliminar