abril 15, 2010

Contos do Nascer da Terra - Mia Couto

Não havendo uma sinopse, transcrevo parte do conto, A menina sem palavra (segunda estória para a Rita), que vem na badana da frente do livro:

"Era uma vez uma menina que pediu ao pai que fosse apanhar a lua para ela. O pai meteu-se num barco e remou para longe. Quando chegou à dobra do horizonte pôs-se em bicos de sonhos para alcançar as alturas. Segurou o astro com as duas mãos, com mil cuidados. O planeta era leve como uma baloa.
Quando ele puxou para arrancar aquele fruto do céu se escutou um rebentamento. A lua se cintilhaçou em mil estrelinhações. O mar se encrispou, o barco se afundou, engolido num abismo. A praia se cobriu
de prata, flocos de luar cobriram o areal. A menina se pôs a andar ao contrário de todas as direcções, para lá e para além, recolhendo os pedaços lunares. Olhou o horizonte e chamou:
- Pai!
Então, se abriu uma fenda funda, a ferida de nascença da própria terra. Dos lábios dessa cicatriz se derramava sangue. A água sangrava? O sangue se aguava? E foi assim. Essa foi uma vez."


Não é bonito? Este livro de contos do Mia Couto é lindo! É puro prazer! Estava a precisar de ler algo assim, simplesmente bonito, que me deixasse com um sorriso na cara e que me enchesse de ternura e encantamento. :)
Estes contos transportam-nos para outra dimensão, são realmente contos do nascer da terra, numa altura em que, como se diz, os animais ainda falavam.
Vale muito a pena ler este livro, desde que o façam devagarinho, saboreando cada palavra e cada frase. Mia Couto é O contador de histórias, um contador de histórias de encantar para adultos. Estes contos deixam-nos de olhos brilhantes e com uma sensação de aconchego imensa. É um livro reconfortante e mais não digo! Não percam mais tempo, vão mas é ler Mia Couto porque é um consolo para a alma. :p

Boas leituras!

5 comentários:

  1. Mia Couto foi uma das minhas mais recentes descobertas.
    A sua escrita é original, engraçada, extremamente criativa. Adorei Jesusalém e Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra. Este livro de contos, tenho-o na fila de espera :)
    um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Mia Couto é um dos meus escritores preferidos mas ainda não li este. O pedacinho que aqui nos deixas é lindíssimo. Já o coloquei na minha lista! ;)

    ResponderEliminar
  3. Este livro de contos é lindíssimo! Tem histórias que nos fazem sonhar mesmo estando acordados. É delicioso ler cada palavra sim, devagarinho sim, como bem referes. :)

    ResponderEliminar
  4. Manuel: Tenho para mim que os dois últimos livros do Mia Couto são mais sérios. Gostei muito dos deles, mas parecem um pouco distantes da escrita deste livro de contos e do Terra Sonâmbula, por exemplo, que são escritos como se de sonhos se tratassem. Vale sempre a pena ler Mia Couto! :)

    JFDourado: Lê que vale mesmo a pena. É bem bonito... ;)

    tonsdeazul: Acho que não diria melhor, "histórias que nos fazem sonhar mesmo estando acordados". :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho este livro na minha lista dos livros a ler :)

    ResponderEliminar