janeiro 22, 2012

[Série] A Guerra dos Tronos

Título Original: Game of Thrones
Realização: David Benioff, D. B. Weiss
Transmissão: HBO (SyFy em Portugal)
Origem: USA

 Sinopse:
"Num mundo em que os Verões duram décadas e os Invernos se prolongam por gerações, as tensões e os jogos de poder, fazem parte da vida. Guerra dos Tronos é uma história coral num mundo mágico: a história de sete reinos, onde reis, rainhas, cavaleiros, vassalos, nobres e tiranos dançam numa batalha de traições, intriga, amor e luxúria.
A primeira temporada da série acompanha várias famílias: os Stark, Senhores do Norte; os Baratheon, que detém a coroa do reino; os Lannister, a poderosa família que controla as finanças do Reino e da Coroa; e os Targaryen, expulsos do trono pela actual dinastia. Entre eles um enorme grupo de cortesãos, súbditos e mercenários que desempenham um papel importante nas histórias cruzadas que compõem esta produção."

Acabei de ver o último episódio da primeira temporada de Game of Thrones, baseada na obra homónima de George R. R. Martin. Li, há uns meses o primeiro livro publicado pela Saída de Emergência, A Guerra dos Tronos e não tinha ficado especialmente impressionada com ele, confesso. 
Esta primeira temporada baseia-se no primeiro volume publicado pelo escritor e que a Saída de Emergência partiu em dois: A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.
Apenas li o primeiro e, na altura achei que não trazia nada de novo, que não era especialmente original e, embora soubesse que o livro originalmente não terminava naquele volume, não senti grande apelo para partir imediatamente para o segundo volume. Compreendo agora que se o tivesse feito, conhecendo a história que se seguirá, provavelmente teria gostado mais do livro. :)

É pouco comum gostar mais da adaptação cinematográfica de um livro do que da obra em si mas, neste caso foi o que aconteceu. A série está muito bem feita, com actores fantásticos dos quais destaco Peter Dinklage no papel de Tyrion Lannister. Simplesmente genial! :)

Resultado: tenho o segundo volume da série reservado na Biblioteca e, dada a lista de espera existente, estou a ponderar quanto vale a minha vontade de acompanhar a série, mas só depois de ter lido os livros... :)

Vejam que vale a pena e, agora com mais propriedade, leiam porque vale a pena!


Deixo-vos o trailer da primeira temporada:



6 comentários:

  1. Consegui agora os dois volumes e estou louca para ler...sei que tem um terceiro mais fica para depois pois como vc falou com os dois já vou ter uma boa ideia da história.
    Agora não sei se vejo a série ou leio o livro primeiro.
    Ó duvida!

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a ler esta saga, estava na mesma situação que tu: não sentia grande apelo... Mas assim que que fui conhecendo cada vez mais as personagens e mergulhando na história, fiquei fã!
    Vale mesmo a pena, pelo menos na minha opinião! E vais ver que quando chegares ao sexto volume, "A Glória dos Traidores", não vais querer largá-los! :P

    ResponderEliminar
  3. Ainda não me apeteceu pegar nos livros, mas vi esta série maravilhosa e aguardo com muita ansiedade a continuação da série - porque de certeza tem continuação... tem que ter.
    Se o autor já tivesse acabado a saga, talvez me dedicasse à leitura. Assim, não sei se me apetece começar uma leitura cujo desfecho pode levar anos a acontecer. Mesmo que seja - e deve ser - maravilhosa.

    ResponderEliminar
  4. sylviacheleiro: A eterna dúvida. Eu gostei muito da série e, neste caso, melhorou a minha opinião sobre o livro. No entanto a leitura do livro não me estragou em nada a série, pelo que, não perdes nada em ler os livros.:)

    Jose: Não és o primeiro a dizer-me isso. O que me tem retrai nestes livros é o facto de ainda "só" ir no 10º volume. Gostava de os ir comprando, mas não sei se quero ter um estante só para a saga dos Sete Reinos. :) Vou ter de recorrer à Biblioteca. :)

    Carla M. Soares: Sinto o mesmo relativamente à dimensão da saga. E como não achei o primeiro volume maravilhoso, não pretendia continuar a leitura dos livros. Agora que vi a série, fiquei com vontade de ir lendo os livros também... :) A série vai ter uma segunda temporada, já li isso algures... Acho que podemos descansar quanto a isso. :)

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser um género que me agrade bastante nunca me senti muito tentada a ler a saga. talvez por ser bastante extensa e agora já não me vejo a ler sagas intermináveis... No entanto, quando soube da série vi os meus problemas de curiosidade resolvidos. :) Quando não se lê um livro, vê-se o filme ou a série. Muito embora saiba e tenha consciência que não é nada a mesma coisa. Mas todos sabemos que o tempo é pouco e escolhas são necessárias. ;)

    ResponderEliminar
  6. tonsdeazul: Concordo contigo. Mas como já li o primeiro livro e por ter achado que a leitura até fez com eu gostasse mais da série, gostava de ir acompanhando a história nas duas versões. :) Não tenciono comprar a saga, pelo menos por enquanto, por isso a biblioteca vai ser a alternativa ideal.
    Acho que vais gostar da série. :)

    ResponderEliminar