"Continuing Alice's adventures, this book sees her walking through a mirror into a topsy-turvy world. There she meets a host of bizarre characters, including Tweedledum and Tweedledee, Humpty Dumpty and the Red Queen. But is it all a dream?"
Through The Looking Glass, And What Alice Found There, escrito em 1871, é a sequela do Alice's Adventures in Wonderland (a minha opinião aqui), publicado em 1864. Seis meses depois de Alice ter entrado pela toca do coelho, e ter ido parar ao País das Maravilhas, ela atravessa o espelho e vê-se no Pais do Outro Lado do Espelho.
A curiosidade de Alice leva-a a atravessar o espelho para saber como será a vida do outro lado. Do outro lado do espelho, onde a vida é invertida, ela torna a encontrar personagens, no mínimo caricatas e embarca numa espécie de jogo de xadrez vivo, com saltos no tempo e no espaço, e conversas surreais e divertidas.
Fala com um bando de flores pretensiosas e com insectos que são estranhos, um deles uma borboleta cujas asas são torradas e a cabeça é um torrão de açúcar. Conhece a Rainha e o Rei Vermelhos e a Rainha e Rei Brancos, peças de xadrez. Cruza-se com os famosos Tweedledum e Tweedledee os dois irmãos que nunca se contradizem um ao outro e, o mais que famoso Humpty Dumpty, o ovo nada simpático em cima de um muro, que faz a cabeça da pobre Alice em papas com tantas perguntas e admoestações... :)
Tendo lido os dois, posso dizer que gostei mais do Alice's Adventures in Wonderland. Porque foi o primeiro a ser lido e por isso a minha surpresa em relação à originalidade da história e à personalidade da Alice foi maior. Também gostei mais da história e dos diálogos.
Neste Through The Looking Glass, And What Alice Found There, acho que as personagens são mais criativas e a Alice continua toda senhora de si, o que é bom, mas a história é mais difícil de acompanhar e por isso acaba por ser menos divertida. Se em relação ao primeiro acho que as crianças já têm alguma dificuldade em compreender tudo, neste isso é ainda mais notório. Mas gostei e recomendo!
Boas leituras! :)
Há tanta coisa maravilhosa para ler... caramba, isto chega a ser desesperante... quantas vidas seriam precisas para ler tudo o que há de belo? Cada vez que leio coisas destas num blog como o teu fico com vontade de fugir para os Himalaias (em sociedade com alguém obviamente-:)- e passar o resto da vida a ler :)
ResponderEliminarahahahah Os Himalaias devem ser lindos e acho que me ia distrair a contemplar (semelhante ao que me acontece na praia) e não ia ler lá grande coisa... ;)
ResponderEliminarCompreendo perfeitamente o que dizes. Tanta coisa que ainda não li e que não vou de certeza ter tempo para ler. E o teu blogue não ajuda, sempre a espicaçar-me a curiosidade. :)
A ver se leio este segundo livro da Alice o quanto antes. :) E também concordo que uma vida não é suficiente para lermos tudo aquilo que gostaríamos de ler! Por isso, o jeito mesmo é seleccionar. :) E mesmo assim ainda são muitos que ficam na lista por ler. Ehehe
ResponderEliminar