junho 06, 2010

João Aguiar

Foi com tristeza que soube, só hoje, da morte do escritor e jornalista João Aguiar no passado dia 3 Junho. Estive ausente estes dias e não sabia de nada...

Gostei muito dos livros que li dele. O primeiro que li dele foi O Dragão de Fumo, já há muitos anos e gostei imenso. O último foi o Navegador Solitário que me surpreendeu por ser tão diferente do O Dragão de Fumo e de outros que já tinha lido dele. Um livro que me deixou com um sorriso no rosto. Um dia destes escreverei sobre ele aqui.
Sempre pensei nele como um escritor muito versátil, imaginativo e com uma escrita muito próxima. Era também o autor da série juvenil O Bando dos Quatro que nunca li mas que demonstram a versatilidade deste senhor na escrita.

Enfim, as letras portuguesas ficaram mais pobres e é sempre muito triste quando alguém por quem sentimos estima nos deixa.

2 comentários:

  1. Soube da notícia e fiquei com aquela mesma sensação de perda, que tive em relação à Rosa Lobato Faria.
    Dois autores que desconheço as suas escritas e que tenho de colmatar brevemente, pois só tenho lido boas opiniões às suas obras.

    ResponderEliminar
  2. Faz isso. No caso do João Aguiar a escrita dele é leve, no bom sentido, é divertida com um toque de ironia que eu aprecio muito. :)
    No caso da Rosa Lobato Faria, é uma escrita mais poética e feminina, pois fala muito de mulheres e costuma juntar várias gerações num só livro.
    São bons escritores... :)

    ResponderEliminar