julho 04, 2010

Aprendiz de Assassino (A Saga do Assassino - Vol.I) - Robin Hobb

"O jovem Fitz é filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e cresce na corte do Rei Sagaz. Marginalizado por todos, o rapaz refugia-se nos estábulos reais, mas cedo o seu sangue revela o Talento mágico e, por ordens do rei, é secretamente iniciado nas temidas artes do assassino. Quando salteadores bárbaros atacam as costas, Fitz enfrenta a sua primeira e perigosa missão que o lançará num ninho de intrigas. E embora alguns o encarem como uma ameaça ao trono, talvez ele seja a chave para a sobrevivência do reino. Com uma narrativa povoada de encantamentos, heroísmo e desonra, paixão e aventura, o Aprendiz de Assassino inicia uma das séries mais bem-amadas da fantasia épica."

Gostei deste livro. Não traz nada de muito novo à literatura fantástica, mas está muito bem escrito, com uma escrita muito fluída e acessível, e a personagem principal, o Fitz, o aprendiz de assassino, está muito bem conseguida. Refiro o Fitz porque foi aquela que mais me disse, mas todas as personagens deste livro têm méritos próprios e são todas muito boas. Esse é um dos pontos mais positivos do livro.
Faz-me lembrar um pouco o Harry Potter, não só pela magia envolvida, mas essencialmente porque é claramente um livro para os mais jovens que é facilmente lido e apreciado pelos já não tão jovens. ;)

Acrescentar o que quer que seja à sinopse seria contar a revelar partes da história e não vejo qualquer utilidade nisso, até porque é uma história que se lê muito bem e de forma muito suave, como se estivéssemos a ser embalados, por estranho que possa parecer. Todo o livro está escrito no mesmo tom calmo e sereno, independentemente do que se esteja a relatar. À primeira vista isto poderá parecer mau, mas a verdade é que neste caso resulta numa leitura muito prazeirosa, quase como se estivéssemos a ouvir a história contada pelo próprio Fitz, mas um Fitz mais velho, em paz com a sua vida e sem arrependimentos de espécie alguma. É uma variante interessante ao livros do género que normalmente são mais frenéticos e tensos o que, neste caso não fez assim tanta falta. :)
No entanto, por estar escrito desta forma, ficamos com a sensação que a história é parada e que nada acontece. O curioso é que isso não me fez poisar o livro, pelo contrário, li-o bem rápido e sempre com alguma relutância em pousá-lo. Eu sei que é um contrasenso, e a única explicação que me ocorre é que Robin Hobb só pode ser uma escritora muito habilidosa. :)

Resumindo, Aprendiz de Assassino é um livro que, individualmente tem o seu valor, no entanto é declaradamente um livro escrito a contar com os que lhe seguirão. A avaliação de toda a história do Fitz terá que ficar para quando ler o último volume da saga. :)

Boas leituras! ;)

4 comentários:

  1. E vais ver que nao ficas desiludida! o pico desta aventura acontece em a Corte dos traidores o 3º Volume entre nós, eu espero pela proxima sexta feira para acabar a saga, com a demanda do visionario. gostei bastante dos restantes 4, em especial do 3º.

    ResponderEliminar
  2. Achei-o um pouco parado, mas gostei da escrita e gostei do que a história poderá vir a ser, quando completa. Não me fez correr à livraria para comprar o próximo, mas é certo que vou querer ler a saga. :)

    ResponderEliminar
  3. Esta saga desperta-me alguma curiosidade! O problema das sagas é que são mais caras porque queremos ler sempre o seguinte. Ultimamente estou a coleccionar a Guerra dos Tronos de George R. R. Martin depois se verá.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar
  4. Tenho aqui o primeiro do George R. R. Martin, mas ainda não peguei nele porque as críticas têm sido tão boas que sei que vou sofrer até poder comprar o próximo... Este Aprendiz de Assassino não te deixa assim tão aflita pelo próximo. "Maldita" Saída de Emergência que oferece assim os primeiros volumes destas sagas... :)

    ResponderEliminar